Clubes de assinatura são cada vez mais populares ao redor do mundo. Nos EUA, em particular, há vários tipos de serviço de inscrição para receber produtos em casa: cosméticos, artigos de vestuário, ferramentas, cervejas, café. O Brasil aderiu a esse modelo de negócios e hoje há diversas opções para os que desejam consumir dessa forma ou estão em busca de produtos especialmente selecionados.
Caracterizados pela curadoria, esses serviços apresentam como diferencial o fato de o consumidor poder experimentar algo novo, com o qual ele não teve contato previamente, e também pela praticidade de receber o pacote em casa, sem precisar fazer escolhas ou pesquisa sobre os produtos. Gustavo Lembert, da TAG - Experências Literárias, reforça esse fator como decisivo na hora de optar por esse modelo de negócios. "Devido à alta exposição a novos conteúdos e produtos, cada vez mais as pessoas têm buscado uma curadoria, a fim de que alguém selecione o que há de melhor e envie periodicamente para sua casa, sem que a pessoa tenha que se estressar com a escolha", afirma.
A empresa optou por esse modelo de negócios por dois motivos, sendo o citado acima um deles. O outro, segundo Lembert, tem a ver com a busca por um incentivo à leitura, que ele acredita ser possível através da entrega mensal de títulos. "Um dos nossos objetivos é incentivar e enriquecer o hábito de leitura, e o modelo de assinaturas é perfeito para isso: ao receber o livro periodicamente, a pessoa adquire o hábito de ler os livros da TAG, diferentemente do que aconteceria com compras individuais", declara.
O serviço é voltado para amantes da literatura e funciona da seguinte maneira: o assinante paga R$69,90 por mês e recebe em casa um título que foi indicado por algum nome de peso internacional. O livro vem acompanhado de uma revista especial, que reúne informações sobre a obra, autor e sobre a pessoa que fez a indicação. Algumas das personalidades que estão entre os indicantes são Patch Adams (médico que inspirou o filme homônimo), e os filósofos Mario Sergio Cortella e Peter Singer.
Questionado sobre a existência de consumidores para esse tipo de serviço no Brasil, Gustavo Lembert afirma categoricamente que sim. Os criadores da TAG pesquisaram sobre o assunto e descobriram que nos anos 80, a editora Abril tinha um clube do livro com mais de 800 mil associados. O preço baixo, porém, era o diferencial do serviço. Sobre o assunto, Lembert comenta que a publicação que acompanha o livro do mês é o principal aspecto agregador de valor. "Nosso objetivo é tornar aquela leitura diferente, garantindo que a experiência de ler o livro que enviamos será diferente da que o associado teria caso tivesse comprado o mesmo livro em uma livraria. Para isso, nosso principal ingrediente é a revista.
Além de expor informações sobre o indicante e a obra escolhida, estudamos o universo daquele livro, trazendo ao associado fatos e curiosidades que certamente enriquecerão a leitura da obra", relata. O alto valor do serviço, R$69,90, seria justificado por esse adicional. Lembert aponta como pretensões futuras, a distribuição de edições de luxo e de kits especializados que tenham relação com a obra escolhida para o mês.
Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/conheca-clube-do-livro-por-assinatura/94364/
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