Com as festas de final de ano chegando, os comerciantes devem olhar além das próprias fronteiras para encontrar oportunidades de vendas. Uma nova pesquisa do PayPal e da Ipsosmostra que o comércio internacional é uma força motriz do mercado mundial. Compradores online internacionais (aqueles que gastam mais de 10% de suas compras online em mercados internacionais) hoje já gastam cerca de duas vezes mais que os consumidores online que só compram no mercado nacional. A pesquisa – que investigou os hábitos de compras online de mais de 17.500 consumidores em 22 países – também revela oportunidades e melhores práticas para comerciantes que desejam aumentar o volume de negócios de vendas online internacionais neste mês de dezembro e nos meses seguintes.
“Os resultados de nossa pesquisa podem ajudar os comerciantes a ter acesso ao mercado mundial em expansão, pois identificam oportunidades de comércio em todo o mundo” disse Anuj Nayar, diretor sênior de Iniciativas Globais do PayPal. “Além de pesquisas, também estamos oferecendo a nossos comerciantes ferramentas como o PayPal PassPort, e vendendo oportunidades como o nosso programa China Singles Day, para ajudá-los a atrair mais negócios no exterior.”
Quem são os compradores online internacionais?
As compras online internacionais são mais relevantes na Áustria, onde 83% dos consumidores online fazem compras internacionais, em Israel (82%) e na Austrália (75%). Inversamente, compras online internacionais são relativamente raras na China, onde apenas 26% dos compradores online informaram que fazem compras internacionais. Já nos Estados Unidos, esse percentual é de 30% e, na Polônia, 35%.
Entretanto, em breve a China pode se tornar um grande mercado para o comércio internacional. Nesse mercado, 52% dos consumidores online disseram que planejam começar a fazer ou aumentar suas compras internacionais nos próximos 12 meses, dando à China o terceiro maior crescimento projetado, atrás do México (59%) e da Rússia (54%).
O que os compradores querem e de onde eles querem
Roupas e calçados são as mercadorias mais procuradas por compradores online internacionais, representando 39% das compras online no exterior. Essa é a categoria dominante em todas as regiões: América do Norte (33%), América Latina (47%), Oriente Médio (47%), Europa Ocidental (33%), Países Nórdicos (36%), Europa Central e Leste Europeu (50%) e Ásia-Pacífico (43%).
Existe grande variação regional com relação às preferências, além de roupas e calçados. Produtos eletrônicos são a segunda categoria mais popular, com 26% de todas as compras online internacionais. Entretanto, essa categoria não se mantém na segunda posição em todas as regiões. Na região Ásia-Pacífico, ocupa o terceiro lugar, atrás de cosméticos e produtos de beleza; nos Países Nórdicos, fica em quarto, atrás de entretenimento físico (como livros e DVDs) e de viagens & transportes; e na América do Norte, ocupa a distante quinta posição.
Quanto se trata do país de origem, as mercadorias dos Estados Unidos e da China são as mais populares, representando 26% e 18% de todas as compras online do exterior, respectivamente. Contudo, as preferências regionais variam. América do Norte, América Latina, os Países Nórdicos e o Oriente Médio preferem mercadorias norte-americanas, enquanto as compras internacionais da Europa Ocidental são dominadas por produtos alemães, e os consumidores da Europa Central e do Leste Europeu compram com mais frequência da China.
Frete grátis é a chave para o coração dos consumidores
O custo com frete tem importância primordial para consumidores online que fazem suas compras no exterior. Mais da metade (51%) dos que fizeram compras online internacionais nos últimos 12 meses dizem que os custos com entrega os impedem de comprar com maior frequência de outros países. Do mesmo modo, 47% de todos os compradores online dizem que o frete grátis tornaria mais provável a compra de produtos de outro país. Já, 51% de todos os usuários adultos de internet dizem que o frete ou a postagem grátis para devoluções é “essencial”. O PayPal já ajuda os comerciantes a atender a essa demanda com frete grátis para entrega e frete grátis para devolução em 20 mercados, como França, Itália e Espanha.
Pondo a informação em prática
Além desses resultados globais, dados específicos estão disponíveis para todos os 22 países incluídos na pesquisa. Esses dados podem ajudar aos comerciantes locais a descobrir suas melhores oportunidades de vendas internacionais.
“Os avanços da tecnologia estão ajudando a abrir oportunidades de comércio para todos – entre fronteiras, em qualquer lugar, a qualquer hora e via qualquer dispositivo,” reforça Mário Mello, diretor geral do PayPal para a América Latina. “Chamamos isso de “The People Economy” (em português, A Economia das Pessoas), e o PayPal lidera esse movimento ao facilitar e tornar mais seguro e mais intuitivo o modo como as pessoas pagam – onde e quando elas quiserem.”
Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/consumidor-online-gasta-duas-vezes-mais-em-sites-internacionais/95548/
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