ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Robô realiza primeira cirurgia intraocular e restaura visão de paciente < Voltar Abril 30, 2016 BY ThR Soluções

Os médicos do Hospital John Radcliffe, em Oxford, na Inglaterra, usaram pela primeira vez um robô em uma operação dentro de um globo ocular, para recuperar a visão de um paciente.Cirurgias com robôs são frequentes, mas não haviam sido usadas em operações dentro do olho.

De acordo com o Bem Estar, o procedimento pode abrir um caminho para cirurgias oculares mais complexas do que atualmente é possível com as mãos humanas.

"Operar na região da parte de trás dos olhos requer muita precisão, e o desafio foi criar um sistema robótico que fizesse isso através de um orifício minúsculo na parede ocular sem causar danos enquanto se move", disse o professor Robert MacLaren, da Universidade de Oxford, que liderou a pesquisa.

O paciente teve a visão central recuperada. "Tenho tanta sorte de ser o primeiro a passar por isso", afirmou Bill Beaver, de 70 anos.

O robô cirúrgico Preceyes foi desenvolvido por uma empresa holandesa, braço da Universidade de Tecnologia Eindhoven. O cirurgião usa um joystick e uma tela sensível para guiar uma agulha dentro do olho, enquanto monitora o progresso através de um microscópio.

Ele tem sete motores e é capaz de eliminar os tremores comuns da mão de um cirurgião humano.A empresa holandesa responsável pelo desenvolvimento do robô acredita que a tecnologia poderá ser usada fora das salas de cirurgia. O sistema robótico é um protótipo e a empresa ainda não revelou quanto ele custará.

 

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/tech/278929/robo-realiza-primeira-cirurgia-intraocular-e-restaura-visao-de-paciente

THR Soluções

Online