ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tetraplégico recupera mobilidade após instalar microchip no cérebro < Voltar Maio 02, 2016 BY ThR Soluções

Um jovem norte-americano, que ficou tetraplégico após um acidente, recuperou a mobilidade nos dedos e na mão, graças a um microchip implantado no seu cérebro, um tratamento pioneiro cujos resultados foram publicados nesta quarta-feira (13) na revista Nature

A investigação com sensores, que captam a atividade neuronal, tinha permitido, até agora, transmitir sinais cerebrais a braços articulados externos, mas é a primeira vez que é recuperada a mobilidade nas extremidades de membros de uma pessoa com paralisia.

Uma equipe da Universidade Estatal de Ohio e do Instituto Feinstein para a Investigação Médica, ambos nos Estados Unidos, conseguiu ligar um implante cerebral a um dispositivo com 130 eletrodos capazes de gerar movimento na mão.

O sistema funciona como um bypass eletrônico que contorna a lesão na medula do jovem, sem mobilidade nas pernas e nos braços há cinco anos, e liga de novo o cérebro aos músculos.

A partir de algoritmos de autoaprendizagem, um computador decodifica a atividade neuronal de Ian Burhart, de 24 anos, e detecta quando o jovem está pensando em realizar determinado movimento.

Com esta informação, o software dá a ordem em tempo real aos eletrodos do braço para que os músculos executem ações, como fechar a mão, contrair o dedo ou rodar o pulso.

Quando o sistema está operacional, Ian Burhart pode levantar uma garrafa e verter o líquido num copo, ou carregar nos botões de um instrumento musical.

Segundo os cientistas, a tecnologia pode permitir, no futuro, que pessoas com paralisia possam se vestir e se alimentar sozinhas.

"Ian pode, agora, realizar movimentos funcionais, o tipo de movimentos necessários para as atividades diárias que as pessoas sem paralisia dão por adquiridas", afirmou, citado pela agência Efe, o coordenador da investigação, Chad Bouton, apontando como "um dos avanços mais importantes" do trabalho o fato de a sua equipe ter conseguido que o jovem mova cada dedo, individualmente.

Ian Burhart ficou tetraplégico depois de ter sido atingido por uma onda. Durante mais de um ano, submeteu-se a três sessões de treino semanais, para que a terapêutica fosse aperfeiçoada.

A equipe de Chad Bouton demorou dez anos desenvolvendo o microchip cerebral, os algoritmos para interpretar os sinais cerebrais e o dispositivo com eletrodos para traduzir a informação em movimentos.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com.br/tech/210332/tetraplegico-recupera-mobilidade-apos-instalar-microchip-no-cerebro

THR Soluções

Online