ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

XP é o Windows mais infectado, aponta relatório da Microsoft < Voltar Maio 23, 2013 BY ThR Soluções

O Windows XP é a versão mais infectada entre os sistemas ainda com suporte da empresa, segundo dados do 15ª edição do Security Intelligence Report (Relatório de Inteligência em Segurança), publicado nesta segunda-feira (28), pela Microsoft.

O relatório traz informações sobre o cenário de segurança em tecnologia. Os dados são referentes ao período de janeiro a junho de 2013.

Enquanto 9,1% dos sistemas com Windows XP estão infectados, o número é de 5,5% no Windows Vista, 4,9% no Windows 7 e 1,6 no Windows 8.

O ciclo de atualizações de segurança do Windows XP chegará ao fim no dia 8 de abril de 2014. Na prática, o sistema operacional lançado em 2001 não receberá mais correções de segurança a partir desta data, em nenhuma versão, deixando cerca de 20 milhões de computadores vulneráveis no Brasil.

Os dados são baseados no número de computadores que tiveram alguma infecção identificada para cada mil que foram analisados por ferramentas antivírus da Microsoft, inclusive o Microsoft Malicious Software Removal Tool (MSRT), que é distribuído pelo Windows Update.

A Microsoft aponta que o número não se deve a um menor contato com pragas digitais. O Windows 7 aparece como o sistema com maior contato com pragas (19,1%), mas o número baixo de infecções significa que esses sistemas acabam protegidos contra a infecção.

O XP é o segundo sistema com menor contato (16,3%); apenas o Windows 8 (12,4%) tem menos contato com vírus. É a primeira vez que o relatório da Microsoft traz essa estatística.

"Sistemas operacionais mais novos não são vulneráveis a diversos códigos comuns que exploram falhas de segurança em versões mais antigas, além de incluir diversos recursos de segurança que estão ausentes em versões mais antigas do Windows", explica o relatório.

Em abril de 2014, o Windows XP deixará de receber atualizações de segurança. O fim do suporte ao produto deve deixar o sistema ainda mais vulnerável, porque falhas existentes em versões mais novas do Windows e que também existem no XP não serão corrigidas.

Brasil é oitava fonte de spam

O Brasil aparece como o 8º país que mais envia mensagens indesejadas (spam) no mundo. O país também aparece como um dos principais abrigos de códigos maliciosos, junto de China, Ucrânia e Rússia.

fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/10/xp-e-o-windows-mais-infectado-aponta-relatorio-da-microsoft.html 

THR Soluções

Online