ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil cai no ranking do mercado automotivo < Voltar Maio 03, 2015 BY ThR Soluções

Balanço divulgado nesta terça-feira pela consultoria Jato Dynamics mostra que o Brasil, até o ano passado era o quarto maior mercado automotivo global, caiu para a sétima posição entre os países onde mais se consome automóveis no mundo.

Conforme o levantamento, que cobre as vendas acumuladas entre janeiro e maio, o mercado brasileiro, com queda de 20% no número de carros de passeio e utilitários leves entregues nesse período, foi superado por Alemanha, Grã-Bretanha e Índia.

Na Alemanha, agora o quarto maior mercado, as vendas crescem 3,7% neste ano, enquanto os volumes na Grã-Bretanha (quinta) e na Índia (sexta colocada) sobem 7,3% e 5,3%, respectivamente.

Brasil e Japão — terceiro do ranking e onde as vendas encolhem 12,7% — são os únicos países em queda entre os dez maiores mercados do mundo. A diferença entre o consumo no Brasil e o da Alemanha já está em 329,8 mil veículos.

O balanço da Jato mostra que a China segue como o maior mercado de automóveis do planeta, com 9,2 milhões de carros de passeio vendidos até maio, 8% a mais do que em 2014. Ou seja, em cinco meses, a China vendeu o que o Brasil leva três anos para comercializar.

Já os Estados Unidos, vice-líder na lista, consumiram pouco mais de 7 milhões de carros entre janeiro e maio, alta de 4,5% na comparação anual — porém, mais de 2 milhões de unidades atrás do mercado chinês.

Montadoras

O levantamento da Jato revela ainda que a Volkswagen está à frente da Toyota na briga entre as maiores montadoras do mundo. O recuo nas vendas globais da Volks, de 0,7% entre janeiro a maio, foi inferior à queda de 3,7% da Toyota, o que permitiu ao grupo alemão superar a montadora japonesa e alcançar a liderança do ranking.

No total, a Volkswagen vendeu 3,7 milhões de automóveis até maio, quase 300 mil unidades a mais do que a Toyota, segundo o balanço da consultoria. Na terceira posição, a General Motors (GM) registrou vendas de 2,8 milhões de carros, 3,1% a menos do que em 2014.

THR Soluções

Online